segunda-feira, 23 de junho de 2014

Maternidade: volume I



Tem sido uma discussão recorrente na minha vida. Não sei se é pela década dos vinte que se faz agora residente em mim ou se é meramente por uma pressão familiar. Mas é tão difícil me ver preparando outra pessoa, e se engana quem acha que essa pessoa é preparada só na barriga. Esses questionamentos sinceramente me deixam em uma situação incomoda. O tempo não para. Ele não para e a gente envelhece, talvez até amadureça, mas isso tudo compõe uma longa e complexa caminhada.

Mas o que me deixa meio triste é essa obrigação social da mulher ter que engravidar. Uns chamam de obrigação teológica, outras pessoas chamam de obrigação biológica, mas para mim simplesmente não é uma obrigação, tampouco plano para breve. Hoje me encontro bem mais preocupada comigo mesmo. A vida me tirou tantas coisas, outras eu não tive peito suficiente pra enfrentar a minha família, não é justo que eu não lute por oportunidades de ser feliz. É bem mais legal e consciente que eu me trate e resolva alguns conflitos primeiro, antes de uma decisão sem volta chamada maternidade. Não desejo um filho ou filha para usar como fio terra e descarregar meus problemas ali.

Não é justo para mim e para qualquer outra mulher ser condenada por não ter esse desejo, mas desejo é algo muito relativo, é algo que acontece com o tempo, o desejo de ser mãe não é um estalo como a excitação. Não nascemos com desejo de ter um carro, uma casa, de ter um namorado, um marido, um casamento, ou um lar, filhos e/ou filhas. Tudo é com o tempo e há tempo para todas as coisas, até tempo para não querer as coisas. A sociedade nos impõe todas essas coisas, meio que “goela a baixo”, mas não vê a felicidade da mulher também na realização própria, na verdade até vê só não admite. Afinal mulheres realizadas são bem mais difíceis de serem domadas.

As pessoas ficam falando o quão egoísta é uma mulher que não deseja ter filhos, o quanto ela é egocêntrica, o quanto ela não deseja abandonar o papel de ser filha, o quanto ela não amadureceu e se nega a isso, mas essas pessoas não se importam com o quanto talvez ela não tenha sido filha e tenha precisado amadurecer muito rápido com tudo que lhe foi imposto. Isso aqui é sobre eu mesmo, mas também é sobre tantas outras mulheres. Isso aqui é sobre todas as pessoas que antes de ter que cuidar de alguém queiram simplesmente ser cuidadas.

Eu acredito na família e que isso possa dar certo, mas isso é algo que as pessoas precisam querer. Esses discursos tem me entediado, principalmente pelo fato das pessoas mal assinaram um papel e as perguntas imbecis e pressionadoras começam, e elas sempre sobre quando eles vão decidir ser uma família. Família pode ser dois. Quão difícil é para as pessoas saírem do senso comum e entenderem isso? As pessoas têm por construção fajuta, mas incutida pela sociedade o objetivo de buscar a própria felicidade em outras pessoas, mas se esquecem que as decisões tem que ser tomadas por elas próprias. Mas mais do que as perguntas para os casais o que gasta a minha paciência é essa cobrança sobre mulheres solteiras. As pessoas fazem as decisões femininas parecerem delinquências. Ficar um tempo só é tão bom, a gente acaba se conhecendo, descobrindo limites e particularidades, coisas a amadurecer antes de querer ter uma família.

Algumas famílias tem dado tão errado que fico pensando se sinceramente essas pessoas queriam aquilo, essa coisa de “família”. Às vezes é só esse contrato social entre duas pessoas que nem sabem direito porque estão fazendo isso e jogam as responsabilidades com tamanha inconsequência e ficam procriando porque a sociedade cobra isso. E depois os problemas que chegam com a maternidade são todos culpa da mulher. Já não bastasse as dores, as marcas e o corpo esticado, ainda tudo que acontece de ruim na criação desses filhos e filhas é culpa da mãe, a figura paterna muitas vezes incompetente, omissa e manipulável praticamente não é levada em conta. Sinceramente eu morro de medo de tudo isso.

Acredito que para uma mulher é tudo dez vezes pior. No entanto eu creio que decidir que não quer ter filhos possa ser uma decisão nada egoísta, pelo completo contrário, pode ser uma assinatura positiva na confirmação do reconhecimento sobre o sentimento de despreparo. As consequências de uma pessoa não suprida, sem uma criação razoável são tantas, que passe bem longe de mim o sentimento de culpa por criar uma pessoa transtornada, mal criada, traumatizada e sofrida. Tem tanta gente aí sem limites, sem amor, cheia de feridas e causando problemas que mais gente assim não precisa. Francamente.

Não querer hoje ou não querer nunca pode ser a decisão mais acertada na vida de uma pessoa. O engraçado é que se um homem não quer ter filhos e/ou filhas dificilmente alguém vai ficar insistentemente questionando ou entupindo de estereótipos, muito menos os pais vão ficar cuspindo a frustração por não terem netos. Claro que talvez em alguns casos isso aconteça, mas com muito menor frequência do que em relação as mulheres, e o que as pessoas se valem muitas vezes é do velho argumento “mulheres tem prazo de validade”. Validade o caramba, a mulher não vale apenas seus óvulos, e o resto não vale nada?

Dizemos-nos fruto de uma sociedade tão moderna, mas sinceramente tão retrógada em muitas coisas. Esse instinto materno mítico e o amor materno tão inventado geram tantas cobranças para mentes que vivem num mundo com tantas outras possibilidades e objetivos que de nenhuma forma impedem a maternidade, mas na hora certa. Sem cobranças, sem pressões.


Laila Naymaer



Nenhum comentário:

Postar um comentário