quarta-feira, 23 de abril de 2014

Cada um e cada uma sabe ou prefere não ver o desespero que esses detalhes pequenos ou gritantes lhe causam




Acho estranho, mas perfeitamente normal a forma como o diferente me atrai numa visão total. Eu não sou apaixonada pelo ser humano. Eu sou apaixonada por como o ser humano se comporta diante daquilo que lhe sucede. As reações desesperadas, o desassossego, a frieza, a angustia, a perversidade, o masoquismo, a compaixão, o desejo de justiça, a euforia, o transtorno, a alegria, o choro, o desejo instantâneo, a coragem, a rejeição, o acolhimento, o desejo reprimido, a carência. Do desespero completo à calmaria, tudo me fascina.

Percebendo os meus próprios delírios cheguei a uma hipótese. Acredito que se enganam os que pensam que o desespero mostra-se apenas por uma quebra imensa de pratos, uns murros na parede, ou palavrões impensados. Eu mesmo já fiquei desesperada em silêncio e também já quebrei pratos, copos e meu próprio coração. Quem nunca tentou manter uma situação com frieza por estar em desespero pelo fato de não saber conduzi-la?

Vejo todos os dias pessoas desesperadas por alguns instantes de loucura, mas contendo-se para não enlouquecer de forma degradante. Sempre vejo gente desesperada com as desigualdades esforçando-se o máximo pela mínima mudança, para que outros e outras aceitem a possibilidade de justiça. Sou uma delas. Vivo de desesperos trepidantes, mas tento, nem sempre consigo, mas repito, tento. Conheço gente que é fria, desesperada por carinho. Li sobre pessoas surdas por desespero de não compreender a vida e vi filmes sobre mulheres cegas, desesperadas pela violência que sofriam.

Ser humano torna qualquer ser distante da perfeição. Nosso potencial de racionalização faz cada um de nós um indivíduo complexo demais para qualquer perfeição. Não somos rascunho, mas um texto escrito continuamente, sem borracha, mas com a possibilidade de mudarmos o tom e o rumo todo o tempo.


Às vezes apenas um olhar faz com que mudemos completamente o sentido de nossas vidas naquele momento. As reações mais extremistas são tomadas por detalhes. A liberdade é feita de detalhes. Pessoas são presas a detalhes, só se detém em detalhes diferentes. Cada ser tem um tipo de detalhe peculiar. Cada um e cada uma sabe ou prefere não ver o desespero que esses detalhes pequenos ou gritantes lhe causam.

Laila Naymaer



Nenhum comentário:

Postar um comentário